Com a crescente expansão do mercado de alimentação saudável, marcado pela maior procura de alimentos que prezem a saúde e o bem-estar, o consumo de sucos da fruta têm aumentado pela população, tomando espaço na rotina de quem antes costumava ser adepto da ingestão diária de refrigerantes e bebidas artificiais.
Por definição, o suco natural da fruta é somente aquele que possui 100% de suco de fruta em sua composição, salvo os casos que requerem diluição devido a característica viscosa ou ácida de determinada fruta, com adição de açúcar ou não.
Por isso, vale diferenciá-lo das outras opções disponíveis no mercado, como os néctares e refrescos, que contém quantidades bem menores da fruta na composição, sendo adicionados também de aditivos e quantidades excessivas de açúcar.
O melhor é sempre recorrer ao preparo do suco caseiro, diretamente da fruta. Entretanto, quando essa alternativa é inviável, vale optar pelos sucos integrais.
Falando dos aspectos nutricionais, vamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades de alguns dos sucos mais apreciados pela população no geral.
*Suco de laranja* é, com certeza, um dos mais comuns no cotidiano, tanto pelo sabor quanto pelo custo da fruta. A laranja é uma das principais fontes de vitamina C na dieta, nutriente importante para o sistema imunológico, produção de colágeno e defesas antioxidantes. Além disso, a vitamina C é capaz de melhorar a absorção de ferro não heme (presente nos vegetais), sendo uma boa alternativa para os vegetarianos e veganos.
*Suco de uva* o sabor incomparável somado aos benefícios nutricionais torna o suco de uva uma ótima opção para incluir no dia-a-dia. Também é rico em vitaminas e minerais, com destaque para a presença de resveratrol, substância com potente atividade antioxidante e que tem sido associada à prevenção de doenças cardiovasculares.
Ainda, com o benefício extra ao vinho, já que não possui teor alcoólico.
*Suco de maçã* é uma interessante fonte de vitaminas do complexo B, fósforo e potássio. Quando feito com casca, é fonte tanto de fibras solúveis como insolúveis, que ajudam na regulação do trânsito intestinal, melhor controle da glicemia e colesterol.
Outros sucos e o famoso suco detox já foram discutidos em posts anteriores.