A vitamina C é um nutriente essencial para uma série de funções do organismo, sendo um cofator para o funcionamento de enzimas que atuam na síntese de colágeno, carnitina e neurotransmissores, além de possuir importante função antioxidante, combatendo os efeitos dos radicais livres no corpo.
No passado recente a vitamina C foi muito comentada nas diversas mídias, o seu uso regular estaria relacionado a uma melhora radical na imunidade, puro sensacionalismo, mas muito rentável às farmácias.
Muito popular como uma vitamina importante para o sistema imunológico, a vitamina C atua em algumas etapas que ajudam a fortalecer as defesas do organismo. Seu papel na síntese de colágeno contribui para o fortalecimento da barreira epitelial, que impede a entrada e a contaminação por microrganismos presentes no ambiente. Além disso, seu papel antioxidante é muito importante para otimizar o funcionamento de células do sistema imunológico e equilibrar a formação de agentes oxidantes que surgem durante a resposta inflamatória, e que em excesso podem levar a consequentes danos no organismo.
Na verdade, o uso regular na forma de suplemento diário, não possui grande validação científica, a prescrição dessa vitamina deve seguir padrões relacionados à efetividade e ações individualizadas.
No mercado podemos encontra la em comprimidos, liquida ou mesmo, em gomas, método alternativo e eficaz para crianças e idosos.
O principal aporte, no sentido do custo benefício, deve ser o de ingesta dos alimentos fonte.
A vitamina C pode ser encontrada em frutas como acerola, laranja e limão, vegetais como brócolis e pimentão e também ser ingerida por suplementação.