De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é definida quando um indivíduo atinge o IMC acima de 30kg/m² ou um limite de medida da circunferência de cintura (102 cm para homens e 88 cm para mulheres), condição que vem aumentando no mundo nos últimos anos.
A obesidade sarcopênica tem origem em fatores que provocam tanto a sarcopenia (perda muscular) quanto a obesidade, com destaque para a queda da prática de atividades físicas e da taxa metabólica basal que, associados a manutenção ou aumento do consumo de calorias levam ao aumento de peso, existindo maior preocupação em idosos, que sofrem com o aumento do risco de quedas, fraturas, hospitalização e limitações no dia a dia.
Na história clínica de pacientes, que por muitos anos intercalaram períodos de obesidade com perda rápida de peso (efeito sanfona), a obesidade sarcopênica é frequentemente encontrada.
Já, em pesquisas avaliando indivíduos com obesidade sarcopênica, foi observado maior probabilidade de comorbidades associadas, como hipertensão, diabetes tipo 2, dislipidemias e doenças cardiovasculares.
O sedentarismo não só auxilia no ganho de peso por reduzir o gasto energético, mas também influencia na redução da massa e da força muscular, contribuindo para a sarcopenia e para a queda da taxa metabólica basal.
Assim, a prevenção e o manejo da obesidade sarcopênica passam, principalmente, pelo ajuste da alimentação e da prática de exercícios físicos. Dietas restritivas devem ser evitadas, principalmente sem a prática de exercícios, pois, ainda que levem a rápida perda de peso, também provocam perda de massa magra, agravando o quadro da sarcopenia.
O consumo calórico diário precisa ser ajustado para que a perda de peso seja gradual, concomitante à  alimentação sempre focada nos principais nutrientes, principalmente em proteínas.
A prática de atividade física deve ser paralela às mudanças alimentares, e planejada para ser composta pela associação de exercícios aeróbicos e de resistência, recuperando a massa e força muscular, bem como, a funcionalidade.