O caju é uma fruta de origem brasileira, muito comum especialmente na região do nordeste.
Ainda que na sua integralidade seja popularmente denominado como fruta, quando levamos em conta aspectos botânicos, somente a castanha do caju é considerada como o fruto verdadeiro.
Por outro lado, a parte que compreende a “polpa”, é classificada como um pseudo-fruto, que devido sua característica suculenta e carnosa, pode ser consumida tanto na forma in natura, como também servir de matéria prima para o preparo de sucos, doces e outras tantas possibilidades culinárias.
Embora o consumo tenha crescido nos últimos anos, algumas pessoas tendem a não incluir a fruta na alimentação em razão da sensação de “travo” do caju. Isso acontece pois seu sabor adstringente deriva da presença dos chamados taninos, que quando complexados com as proteínas da saliva, podem promover uma sensação de secura na boca. Entretanto, vale destacar que conforme o amadurecimento, a sensação de adstringência tende a diminuir.
*Além disso, o caju é uma importante fonte de vitamina C, com quantidades muito maiores que a laranja, por exemplo. Em 100 gramas de caju, podemos encontrar cerca de 219 mg de vitamina C, ao passo que 100 gramas de laranja-pêra possuem em média 54 mg do nutriente.*
Já a castanha em si também possui excelente composição nutricional, sendo uma importante fonte das chamadas gorduras “boas”, como as mono e poli-insaturadas, além de fornecer magnésio e fósforo. Apesar disso, importante lembrar que devem ser consumidas em pequenas porções, já que são altamente calóricas.